Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Núcleo de Justiça Restaurativa promove Semana do Papo Reto no Case Caxias do Sul

A atividade denominada "Círculos de Papo Reto" ocorreu em quatro encontros

Publicação:

Círculos de Papo Reto
Por Case Caxias do Sul com Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa, e em parceria com o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul, realizou nos dias 17 e 19 de maio Círculos de Construção de Paz com os socioeducandos do Case. A atividade denominada “Círculos de Papo Reto” ocorreu em quatro encontros, sediados na biblioteca da Escola Estadual Paulo Freire, respeitando todos os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19.

Os círculos tiveram por objetivo ouvir os socioeducandos acerca de seus anseios, predileções e expectativas. Por meio da escuta ativa, respeitosa e empática, os jovens puderam refletir sobre a sua medida socioeducativa de internação (privação de liberdade), bem como os impactos da pandemia em suas vidas e perspectivas de futuro. “Agradeço a disponibilidade dos facilitadores e de toda a equipe do Núcleo de JR de Caxias do Sul nesta ação aqui no Case. Os jovens gostaram, e todos nós nos beneficiamos com os círculos, pois eles trabalham valores necessários para as relações humanas. Estaremos sempre de braços abertos para receber pessoas que acreditam e valorizam o nosso trabalho, trazendo momentos como esse. Só tenho a agradecer esta parceria”, disse a assistente de direção, Marilene Sandra Schuster Zagonel.

Conforme avaliação da pedagoga da unidade, Tanisa Fernanda Benati, ações como essas se tornam ainda mais relevantes, especialmente neste momento de pandemia. “Todos os participantes valorizaram e adoraram essa ação. Em um momento tão difícil como o que estamos vivendo, com a pandemia, distanciamento e privação, os círculos trazem afeto, acolhimento e a oportunidade de aperfeiçoar a empatia”, ressalta.

Para um dos socioeducandos, participar do círculo foi uma novidade. “Eu nunca tinha participado nesse um ano em que estou no Case. Conheci muitos guris, mas no Círculo pude escutar histórias que eles não falam no dia a dia. Tive também uma oportunidade de me expor. Seria mais bacana se tivesse mais vezes”, revela.

A Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, Débora Adriana Schmidt, atuou como facilitadora, em conjunto com a equipe dos servidores do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, Délcio Cruz Junior, Franciele Lenzi Ferreira e Rodolfo Pizzi. Débora destaca a importância do espaço de escuta ativa, que estabelece um diálogo eficiente entre os facilitadores e os jovens, que puderam refletir sobre a sua medida socioeducativa e vislumbrar perspectivas positivas de futuro.

O projeto “Círculos de Papo Reto” poderá ainda ser estendido à equipe de trabalho do Case, bem como aos pais e ou familiares dos socioeducandos.

Com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social
Imagens: Divulgação Justiça Restaurativa/ Délcio Cruz Júnior